Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Caminhando com os Dinossauros Especial: Terra de Gigantes e O Garra Gigante (2002)

Capa do DVD
© BBC
Nigel Marven estreia suas viagens pela pré-história com o documentário "Walking with Dinosaurs Special: The Giant Claw and Land of Giants", cujo título traduzido é o nome desta postagem. Nesta série Nigel viaja pelo tempo até o período Cretáceo, para cumprir dois objetivos, que no 1º episódio é ver o animal que teve as maiores garras de todos os tempos e seu comportamento e no 2º episódio encontrar os maiores animais da Terra interagindo em comportamento social e de caça. Expandindo a postagem, você embarca na viagem com Nigel e pode conferir incríveis animais há muito extintos.


Episódio 1: The Giant Claw ( O Garra Gigante)
Local retratado: Mongólia.
Período: Cretáceo - 75 milhões de anos atrás.
Local das filmagens: Egito, Austrália e Ilha Fraser
Objetivo da viagem: Encontrar o animal com as maiores garras de todos os tempos e ver porque eram usadas.

Este é o primeiro episódio, chamado de "O Garra Gigante", porque Nigel tem em mente um objetivo principal, encontrar o predador dono da maior garra já encontrada, com aproximadamente 70 centímetros. Ele inicia sua jornada no deserto, à procura do predador que ele chama de "O Garra Gigante", mas que todos hoje conhecemos como Terizinossauro.
O tão bizarro "Garra Gigante"
© BBC

Primeiramente, Nigel encontra grandes herbívoros chamados Saurolophus, além de Pterossauros que sobrevoam o local. Seguindo em frente, encontra o local de nidificação (área onde várias mães fazem ninho) dos Protoceratops, os pequenos Ceratopsianos apelidados de "Ovelhas do Cretáceo", de tão comuns que são seus fósseis.
© BBC
O apresentador chega com seu ajudante, que grava tudo com a câmera, até uma viçosa floresta no meio do deserto, dentro da qual observam um bando de Velociraptores, caçando um Protoceratops. Nigel segue em frente e encontra o predador máximo do local, Tarbossauro, o primo do famoso Tiranossauro, tão próximo que tem o mesmo tamanho e aparência, chegando a confundir especialistas se realmente é outra espécie. Como ele foge? Somente vendo o documentário poderão saber.
Tarbossauro
© BBC

Nigel resolve dormir durante a noite em uma clareira dentro da floresta, onde encontra um escorpião que coloca em um pote. Durante a noite algo ronda o acampamento. Ao sair da barraca, o aventureiro descobre que são pequenos dinossauros Terópodes conhecidos como Mononychus, no que significa "uma garra" porque eles tem nos braços apenas uma pequena garra, atraídos pelo escorpião dentro do pote. São velozes, porém inofensíveis, então Nigel após várias tentativas frustradas captura um deles. Em seguida ele encontra um lago, onde há uma espécie de praia. Próximo ele encontra um ninho repleto de ovos quebrados e dentro de algumas cascas há esqueletos de filhotes do "Garra Gigante". Nigel mostra o feto e nota algo estranho. Fezes de herbívoros cercam o ninho. Muito estranho, pois que herbívoro se aproximaria do ninho de um predador?
© BBC
Este e outros mistérios são revelados no decorrer deste incrível episódio, que ainda reserva a Nigel uma descoberta surpreendente...
Nigel descobre depois de muita procura que "O garra gigante" ou Terizinossauro, é na verdade um herbívoro, e não um predador, e que o animal na verdade tinha garras enormes porque podia agarrar galhos com elas e defender-se de predadores.
Inclusive, numa praia ele observa um ataque do Tarbossauro ao estranho vegetariano e presencia o golpe das garras gigantes na face do predador, que acaba com um enorme arranhão, saindo em busca de outra presa.
Ele e seu colega que filma tudo até fogem de um bando de Velociraptores que os perseguem, espantando-os com uma corneta que parece um spray.
Velociraptor do episódio The Giant Claw
© BBC

Recomendo que vejam este episódio, pois as cenas são muito legais e retratam animais que poucas vezes aparecem na mídia!

Os animais deste episódio são:
  • Therizinosaurus (dinossauro)
  • Saurolophus (dinossauro)
  • Tarbosaurus (dinossauro)
  • Mononychus (dinossauro)
  • Protoceratops (dinossauro)
  • Velociraptor (dinossauro)
  • Escorpião (artrópode - representado pelo animal atual)
  • Azhdarcho (Pterossauro - no episódio não é identificado, mas foi identificado no site oficial posteriormente)
Episódio 2: Land of Giants ( Terra de Gigantes)
Local retratado: Argentina.
Período: Cretáceo - 100 milhões de anos atrás.
Local das filmagens: Ilhas Canárias e Tenerife
Objetivo da viagem: Ver a maior caçada de todos os tempos, Giganotosaurus atacando Argentinossauros.

No segundo episódio Nigel visita a Patagônia do Cretáceo, há 100 milhões de anos, com o objetivo de ver uma das maiores cenas de todos os tempos, um grupo de terópodes enormes, os Giganotossauros, caçando um gigantesco saurópode conhecido como Argentinossauro. No caminho Nigel encontra o gigantesco crocodilomorfo Sarcosuchus, mas escapa de sua fúria.
© BBC

Encontra os herbívoros Telenkauen, que ele chama de "Iguanodon" porque é um parente próximo. Além destes animais ele encontra Pterossauros, entre eles o Pteranodon e o gigante Ornitocheirus, o qual acompanha durante o voo em um pequeno avião, que está usando para procurar os saurópodes do alto.
© BBCSeu acampamento é destruído por um carnívoro grande, que deixa um dente para trás, permitindo a identificação da espécie: um Giganotossauro! Depois disso ele presencia um destes predadores enormes matando um Telenkauen em uma espécie de vale rochoso.

© BBC
Além destas emoções, o corajoso zoologista foge de um Giganotosaurus, consegue pesar um Argentinosaurus e ainda ver os grandalhões vegetarianos botando seus ovos. Mas não vai embora antes de ver a caçada, em que aproximadamente 4 ou 5 Giganotossauros atacam um jovem Argentinossauro, que de tão grande que é demora para morrer, sendo devorado aos poucos, a cada passo que dá, uma mordida ele leva, ficando cada vez mais atrás do bando, que termina abandonando o companheiro, deixando-o como presa dos terópodes. Confira este belo documentário da BBC, vale cada minuto.
Giganotosaurus do episódio Land of Giants
© BBC

Os animais deste episódio são:
Como devem ter notado, na postagem optei por usar imagens de fundo preto dos animais, que são fichas de cada espécie, feitas pela própria BBC durante o lançamento do filme e disponibilizadas nas "Fact-Files" dos dinossauros no site oficial, algo como um arquivo. com fichas individuais de cada bicho. Hoje este arquivo deste documentário está desativado, não existe e por isso não podemos acessar as imagens no site da BBC. Apenas as fichas dos animais de Caminhando com os Dinossauros estão lá, além de Caminhando com as Bestas e Sea Monsters se não estou enganado.
Felizmente na internet há uma grande disseminação de arquivos e as fichas acabaram sendo salvas por alguns internautas que publicaram depois, em sites, blogs e foruns. Ao longo do tempo acumulei ao máximo estas fichas, como uma coleção e hoje me faltam fotos de poucas as espécies, mas me refiro às fotos oficiais como as apresentadas aqui.
Do episódio Terra de Gigantes, não encontrei imagem oficial do Telenkauen, nem do Pteranodon. A foto do Ornithocheirus suponho ser a mesma de Caminhando com os Dinossauros, então usei a foto correspondente. Do Episódio "O Garra Gigante" não encontrei a ficha do Protoceratops e do pterossauro Azhdarcho. Se alguém possui as fotos que faltam ou sabe onde encontrá-las, por favor avise via e-mail ou comentário.

Fontes

0 comentários :