Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 15 de junho de 2010

Pelo de mamífero foi encontrado em âmbar do Cretáceo

Imagem do pelo no âmbar
© R. Vullo

Pedaços de âmbar fóssil foram encontrados na França, em uma pedreira cujas rochas são datadas do Cretáceo. Dentro de um bloco que âmbar pesquisadores perceberam que há dois pelos de mamífero preservado, com idade de cerca de 100 milhões de anos. O interessante é que o material ficou preservado em 3D, coisa rara de se ver em restos deste tipo com idade tão avançada. Veja mais sobre a descoberta no resto da matéria.

Segundo análises feitas no fóssil, os fios são bastante similares aos de mamíferos modernos, fato que indica uma evolução mínima ou nula nos pelos, do Cretáceo até agora. A pedreira fica em Archingeay-Les Nouillers, em Charente-Maritime, sudoeste da França e embora não se saiba de que animal eram os pelos, foram descobertos na pedreira dentes de um marsupial denominado Arcantiodelphys, que pode ou não ter sido dono do material aprisionado em âmbar.
Afinal de contas, o que é âmbar? É, nada mais do que resina de árvore que seca e endurece, petrificando-se com a passagem do tempo, o que a torna um fóssil. E como foi que dois fios de pelo fora parar num bloco de âmbar? Essa é a questão que os cientistas tentam resolver, propondo três possibilidades. A primeira é a de que o âmbar escorreu de uma planta caindo num cadáver do mamífero desconhecido. Como uma mosca foi achada no mesmo âmbar, essa possibilidade tem grandes chances de ser a correta, pois sabe-se que moscas botam ovos em matéria orgânica em decomposição, como cadáveres de animais.
A segunda hipótese é a de que o animal passou ao lado de um "vasamento" de resina e derrubou o tal pelo na seiva. A última proposta é a de que um inseto ficou preso na seiva e o mamífero tentou alimentar-se do mesmo, deixando ali seus pelos grudados.
A pesquisa sobre os pelos deu origem a um artigo para a revista científica alemã, "Naturwissenschaften".

Fonte

0 comentários :