Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 10 de março de 2010

Descoberta a forma do cérebro do Homem de Cro-Magnon

Modelo virtual em 3D do cérebro do Homem de Cro-Magnon
© AFP

O paleontólogo Antoine Balzeau, do Centro Nacional da Pesquisa Científica, conduziu uma análise ao crânio de um idoso homem de Cro-Magnon, que foi encontrado em 1868 no sudoeste da França, em Dordonha, junto com outros 4 esqueletos, sendo outros dois homens, uma mulher e uma criança. Os fósseis hoje parte do acervo do Museu do Homem em Paris, serviram de base para o estudo que tenta descobrir a forma do cérebro deste hominídeo. Analisando o crânio do idoso foi possível definir o formato do cérebro e você confere como isso foi feito no resto da postagem.

Os fósseis, datados de 28.000, foram submetidos à tomografia computadorizada, que usa lasers para escanear o interior de objetos sem precisar cortar ou quebrar os mesmos, o que preserva o material original intacto, algo importante para a paleontologia. O fóssil do idoso foi escolhido porque seu crânio estava quase completo, permitindo que o formato do endocrânio, que é a parte de dentro do crânio, fosse definida no exame.
O cérebro deixou marcas de sua forma no endocrânio e isso permite avaliar sua estrutura, o tamanho de cada parte e a medida total do órgão. Um modelo em 3D é gerado no computador a partir da tomografia e pode ser moldado em material sintético, como uma resina plástica. Hoje existem "impressoras" em 3D, que "imprimem" objetos em plástico com muitos detalhes, sempre a partir de modelos virtuais em 3 dimensões.
Já foram usadas técnicas iguais em reconstrução de cérebros de outros seres extintos, como dinossauros e geralmente o procedimento dá bons resultados.
A réplica do cérebro e o crânio original serão postos à mostra no Museu Nacional de História Natural em Whashington.

Fonte

0 comentários :