Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Marsupial extinto teve seu fóssil encontrado na França

Hoje em dia a maior parte das espécies de marsupiais estão restritas ao hemisfério Sul, como na América do Sul e Austrália. Só para esclarecer, marsupiais são mamíferos que tem aquela bolsa na barriga onde os filhotes que nascem ainda sem formação completa, minúsculos e prematuros, terminam de crescer e formar seu corpo até ter tamanho suficiente para sobreviver sozinho.
Mas um fóssil sugere que há milhões de anos os marsupiais habitaram a Europa e América, também no hemisfério Norte. Veja do que trata esta postagem, expandindo-a para ler o texto completo.

O fóssil em questão foi achado pelos cientistas do Museu Nacional de História Natural da França e da Universidade de Rennes em um local chamado Charente-Maritime, no Sudoeste de França.
Os restos do animal são dentes de um mamífero chamado Arcantiodelphys marchandi, um dos mais antigos e primitivos marsupiais do mundo, e agora sabe-se que viveu também na Europa o que ajuda a compreender a história evolutiva dos marsupiais.
Nunca havia sido encontrado um fóssil de mamífero pré-histórico que viveu entre 125 e 84 milhões de anos atrás na Europa, somente haviam restos mais completos datando do Terciário, já depois do fim dos dinossauros.
Segundo os paleontólogos, no Cretáceo pode ter existido uma ligação de terra entre Europa e América do Norte, permitindo a migração de alguns animais do "velho" para o "novo" continente de onde começaram a migrar para América do Sul e Austrália, locais que hoje são os únicos a abrigarem exemplares de marsupiais.

Fontes

0 comentários :