Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fruitadens: novo recorde de menor dino norte-americano

Reconstrução do Fruitadens
©
Doyle Trankina
Richard Butler, paleontólogo da Coleção Estadual de Paleontologia da Bavária, que fica em Munich, Alemanha, junto com diversos colegas, estudou um fóssil de um pequeno dinossauro que há 30 anos estava guardado no Museu de História Natural da Cidade de Los Angeles e descobriu que este animal é fascinante e espantosamente pequeno. Veja o nome que o dinossauro ganhou e mais informações sobre o animal expandindo a postagem.

A pesquisa que apresentou o dinossaurinho ao mundo foi publicada no periódico científico Royal Society Proceedings B, com dados sobre o animalzinho que desde 1979 estava guardado sem descrição. Nomeado como Fruitadens haagarorum, não pesando mais que 1 quilo. O nome que ele ganhou vem da área onde foi encontrado no estado do Colorado, pois tal local chama-se Fruita. Assim ele recebeu o nome que talvez significa "O que é de Fruita" ou "O Que vem de Fruita".
Segundo pesquisadores, o fóssil deste dino foi encontrado na Formação Morrison, já famosa por diversos fósseis de notáveis dinossauros bem conhecidos. Na verdade pelo menos 6 indivíduos desta espécie foram achados, com esqueletos parcialmente preservados.
Modelo em tamanho real do Fruitadens
© AAP
Na pesquisa, o paleontologista afirma que o Fruitadens era um animal do grupo dos Ornitisquianos, que tem o quadril ou bacia, semelhante à dos pássaros. Pelas imagens das reconstruções feitas acredito que seja uma espécie parente do Heterodontossauro, pequeno ornitópode africano, também conhecido por ter caninos pontudos.
Veja como era pequeno este dino
© AP

Este animal agora detém o título de menor dinossauro já descoberto na América do Norte e é bem intrigante. Parece ter sido um pacato comedor de plantas, mas seus caninos afiados demonstram que era também adepto à dieta carnívora. Seria então um onívoro, comendo plantas e pequeninos animais, talvez mamíferos primitivos, lagartos e coisas do gênero, afinal, era rápido e ágil suficiente para capturar qualquer bichinho azarado que passasse por ele. Além do mais, segundo disse Butler, por ser pequeno era ruim e difícil sobreviver só comendo folhas, pois plantas são difíceis de digerir e seria necessário um grande intestino para melhor processamento deste tipo de dieta. Como era pequeno, devia complementar a dieta com carne que é altamente nutritiva e de mais fácil digestão. Segundo análises das rochas, ele viveu há cerca de 150 milhões de anos atrás, no chamado Jurássico Superior, época em que viveram muitos gigantes como o Braquiossauro.

Fontes

0 comentários :