Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 20 de setembro de 2009

Saurópode nigeriano finalmente é batizado

Escavação do esqueleto
© Remes K, Ortega F, Fierro I, Joger U, Kosma R, et al

Em 2007 um saurópode desconhecido pela ciência foi encontrado e identificado pelos paleontologistas do Museu Paleontológico de Elche (MUPE) em Agadèz, Níger, que fica no norte da África. O animal é o mais antigo saurópode encontrado e ainda era desconhecido pela ciência, pelo menos até agora. Este ano ele foi estudado e recebeu um nome e classificação, que você confere expandindo a postagem.



Spinophorosaurus nigeriensis foi o nome escolhido para o saurópode de cerca de 13 metros de comprimento, cujos fósseis foram levados para a Espanha para estudo até que a limpeza e classificação fosse concluída, o que era demorado porque o animal é grande, muito bem preservado e com certeza pesado contando com cerca de 75% do esqueleto preservado.
Comparando com outros animais já descobertos, os paleontólogos perceberam que não havia nem a mínima referência ao animal em todo o acervo de pesquisas paleontológicas do mundo, indicando que a espécie é desconhecida e a mais antiga conhecida. Data do Jurássico Médio e está entre os mais antigos saurópodes verdadeiros, pois animais semelhantes que viveram antes deles, no Triássico, são considerados mais basais, espécies primitivas denominadas Prossaurópodes.
A intenção é devolver os fósseis ao Níger assim que a preparação e catalogação acabe, onde ficarão expostos no Museu Nacional, porém o MUPE contará com um réplica em tamanho original do dinossauro para manter em exposição.

Fonte

4 comentários :

Sir Klein.' disse...

Dae cara, descobri teu blog por acaso quando eu tava buscando pra baixar umas revistas q tinha qndo era mais novo. Cara, tens mais alguma informação sobre o lagartão ae? Tipo tamanho e peso. Eu li mal ali ou ele é msm do triássico?

Abração!

Patrick disse...

Oi Sir Klein
Na verdade ele é do Jurássico médio, mas é considerado o mais antigo saurópode verdadeiro. No Triássico existiam animais assim, mas são considerados Prosauropodos. Vou até colocar isto no post.

Sir Klein.' disse...

Ah, valeu mesmo! Mas tu tens mais alguma informação sobre ele? Tipo tamanho e comprimento?

Abração!

Patrick disse...

Oi
Postei ali o comprimento dele, 13 metros no total. Foi o que encontrei na internet.

Obrigado pela visita e pelos comentários.