Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Raptorex: o ancestral chinês do T.rex

Reconstituição do Raptorex
© Todd Marshall
O Tiranossauro rex parece mesmo ter se originado no oriente, precisamente na China, segundo o que vem indicando as mais recentes descobertas. Temos o Guanlong, aquele terópode de crista que segundo pesquisadores é ancestral do rex e agora o mais novo dinossauro descoberto lá por Paul Sereno, que chamou-o de Raptorex, indica que é um T.rex em miniatura, praticamente uma cópia do grande animal norte americano. Para saber mais sobre este animal e sua descoberta você precisa apenas expandir a postagem.

Réplica do crânio e do animal em vida
© Universidade de Chicago


O Raptorex era pequeno, media aproximadamente 2,7 metros de comprimento e tinha cerca de 60 quilos apenas. Viveu há 125 milhões de anos, época em que já apresentava uma aparência, uma anatomia, muito semelhante à do seu descendente grandalhão. Paul Sereno, o paleontologista da Universidade de Chicago, já nomeou e descobriu diversos dinossauros incríveis em diversos locais, entre eles na América do Sul, África e agora estuda este dino da China. Este animal foi encontrado com um fóssil muitíssimo bem preservado e estava sendo vendido no mercado negro de fósseis. O colecionador Henry Kriegstein comprou o fóssil e enviou a Sereno para ser estudado, mas como a China tem leis contra venda de fósseis assim como o Brasil, Paul só concordou em estudá-lo se depois fosse devolvido à China. Foi feita então uma pesquisa e preparação, que resultou em um artigo publicado na revista on-line "Science" no último dia 17, quinta-feira.
Além de Sereno, outros pesquisadores participaram da pesquisa e o que impressiona todos eles é que o Raptorex é praticamente um T.rex em escala menor, como se fosse medido e projetado para ter exatamente 1 centésimo do peso do animal maior.
O Raptorex já apresentava o "cabeção" avantajado, braços curtos e pernas fortes e musculosas. Tinha olfato muito apurado, como se constatou analisando a cavidade cerebral do mesmo, característica presente no "Lagarto Tirano Rei". Stephen Brusatte, paleontologista do Museu Americano de História Natural, disse à imprensa que o Raptorex prova que as adaptações que o T.rex apresenta para ser um grande predador não são exclusivas dele, mas já estavam presentes nos seus ancestrais. O "Ladrão Rei", provável significado do nome do Raptorex, já tinha os braços pequenos, que provavelmente assim evoluíram para compensar a cabeça grande, equilibrando o corpo que era veloz. Os pesquisadores dizem que provavelmente ele ficava à espreita de presas perto de lagos que existiam na região da Mongólia, onde poderia atacar as presas usando a boca grande e as garras.
Raptorex comparado ao T.rex
© Todd Marshall