Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Evoluções - National Geographic Channel (2008)

© National Geographic Channel
Evolução é uma série de documentários composta de 3 episódios contando a evolução de animais de hoje e mostrando de que animais pré-históricos eles descendem, levantando hipóteses para cada característica evolutiva nova que nos diferentes animais no decorrer dos milhões de anos. Os animais em questão são o Urso, a Baleia e as Aves. Confira o resumo de cada episódio e algumas fotos expandindo a postagem.

Episódio 1
The Walking Whale (A Baleia que Caminha)
O terceiro episódio trata da evolução das baleias, contando como elas evoluíram de animais terrestres parecidos com cachorros, para animais com forma de peixes, sem pernas traseiras e com membros transformados em nadadeiras. Paleontologistas traçam um possível caminho evolucionário, com base em diversos fósseis encontrados em lugares que há milhões de anos estavam cobertos por mares ou lagos. Animais como o Basilossauro, Ambulocetus e outros archaeocetos são retratados com computação gráfica neste documentário.


Episódio 2
Dino Turkey (Dino Peru)
Este episódio trata da evolução dos dinossauros para se tornar as aves modernas, mostrando como era a vida dos dinossauros, como eram os principais ancestrais das aves e quais dinossauros provavelmente evoluíram de forma a ganhar penas e habilidades de voo. Vemos muito sobre os dinos empenados, como o Microraptor e ainda uma análise do fóssil original do Archaeopteryx, a ave mais antiga conhecida. Infelizemente encontramos alguns dados incorretos neste episódio, como o caso de um Apatosaurus de incríveis e exagerados 50 metros sendo caçado por dois Monolophosaurus. Além do fato do Apatossauro não ser tão longo, ele não conviveu com o Monolofossauro, que é chinês. No entanto, o documentário é bem interessante, sendo que podemos aprender muito com ele.
Microraptor
© National Geographic Channel
Apatossauro
© National Geographic Channel

Episódio 3
Bear Necessities (Necessidades do Urso)

Neste episódio vemos a evolução dos Ursos, onde surgiram, principais ecossistemas que habitaram, seus comportamentos e a diversidade de ursos pré-históricos que existiram, variando de animais pequenos a ursos enormes, como o Urso de Cara Curta ou o Urso das Cavernas, ambos enormes predadores pré-históricos. Ficamos a par das teorias sobre como surgiu o Urso Polar atual, porque o Urso Indiano se alimenta principalmente de insetos enquanto o Panda prefere o bambu, além, de diversas curiosidades sobre estes animais, tudo explicado em detalhes pelos paleontologistas.
Urso pré-histórico
© National Geographic Channel
Urso pré-histórico
© National Geographic Channel
Fonte:
  • DVDs Evolução 1, 2 e 3

0 comentários :