Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dinossauros Bizarros - National Geographic Channel (2009)

© National Geographic Channel

Nesta postagem contarei a vocês um pouco sobre o documentário produzido pelo National Geographic Channel, sobre os Dinossauros Bizarros, que debate sobre diversos dinos que tem aparência estranha. São diversas espécies e teorias sobre suas esquisitices que compõe este programa. Para ler mais sobre o documentário, clique no botão de expansão de postagem e veja o texto completo.

O documentário, cujo título original em inglês é "Bizarre Dinos" e dura aproximadamente 45 minutos, é focado basicamente nas características estranhas de alguns dinossauros, com diversos paleontologistas dando opiniões sobre o porque destes animais terem adornos estranhos, como chifres, velas, espinhos, placas ou cristas, braços estranhos, dedos bizarros entre outras características.

Entre os animais que notei no documentário, aparecem o seguintes:

Alguns são mostrados devido às estranhas características, outros, somente por motivo de explicação da evolução dos dinossauros. Seriam estes dinossauros bizarros exatamente como imaginamos? Para que serviria uma vela de quase 2 metros de altura nas costas do Espinossauro? E os chifres de inúmeros ceratopsianos, assim como as placas e espigões de incontáveis estegossaurídeos, que função tinham?
Os dinos de cabeça grossa realmente lutavam dando marradas? E sobre a estranha crista do Guanlong, assim como as mais bizarras ainda dos dinos bico de pato, o que se pode afirmar a respeito?
Guanlong
© National Geographic Channel

Não sabemos com exatidão, mas cada paleontologista desenvolve sua opinião a respeito de forma que muitas vezes não há uma hipótese, mas várias, como é o caso do que os especialistas dizem sobre a vela do Espinossauro neste documentário. Ela pode ter sido um adorno defensivo, servindo para assustar e aumentar ainda mais o animal, poderia ser para atrair parceiros sexuais ou intimidar rivais de território, assim como poderia ser um aparato de regulação térmica. A ainda mais uma hipótese, de que a vela não era só coberta com pele, mas sim com gordura, como se fosse a corcova de um Camelo, servindo de reserva ao animal em épocas de comida escassa.

Fonte:

  • DVD Dinossauros Bizarros


0 comentários :