Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rise of Feathered Dragons - Ave ou Dinossauro? (2006)

Este documentário do Discovery Channel, nos mostra as mais recentes teorias sobre a evolução das aves a partir dos dinossauros Terópodes, mostrando evidências fósseis, aparências de animais, comparações, imagens e histórias, tudo narrado por um jovem paleontologista. Confira mais sobre este documentário e várias fotos expandindo a postagem.

O jovem paleontologista Matt Lamanna, do Museu Carnegie de História Natural, acha que os dinossauros deram sim origem às aves e para descobrir mais evidências que provem isto ele sai em um expedição com dois companheiros de profissão, o chinês You Hailu (há referência a ele como Hailu You em alguns sites) e outro amigo chamado Jerry Harris. Os três vão à Formação da Bacia de Changma, local com um grande histórico de fósseis, em busca da resposta para a evolução das aves modernas.

O Dr. Hailu à esquerda e Matt Lamanna à direita
©
Kenneth J. Lacovara
Lá eles procuram fósseis de aves, encontram algumas partes, e, o que mais nos entrete neste documentário é que é apresentado como um diário do próprio Lamanna, ou melhor, crônicas científicas com a narração dele e até vídeos feitos por ele mesmo nos museus e sítios de escavação.

Conhecemos neste episódio o Microraptor, vemos o fóssil do Archaeopteryx e de muitas aves extintas e ainda podemos ter uma ideia de como é o dia a dia de um paleontologista no trabalho de campo.
Fóssil do Archaeopteryx
©
Wikimedia
Sem dúvida para quem curte evolução, dinossauros e principalmente aves, esté é o documentário certo, tratando com simplicidade o tema, sem deixar o lado científico de lado.

Ouvimos diversas narrativas de Matt, contando trechos famosos da história paleontológica, como a descoberta do Deinonychus e também um pouco sobre os fósseis descobertos na China, do qual
destaca-se o Sinosauropteryx.

A evolução das penas é comentada, sabemos a diferença entre penas modernas e proto-penas encontradas em dinossauros e a semelhança entre aves modernas, seu metabolismo e o possível metabolismo dos dinossauros terópodes.

Em suma, o documentário é um apanhado geral de toda a teoria de que aves descendem de dinossauros terópodes pequenos e isto é muito interessante e importante, conteúdo e conhecimento indispensável nos dias de hoje, para qualquer amante de paleontologia.

Fonte:

  • DVD Rise of Feathered Dragons

0 comentários :