Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Novos dinossauros são descobertos na Austrália

Novo Trio Australiano
© T.Tischler

A Austrália é um país interessante, tem animais totalmente diferentes do resto do mundo e que só existem lá, como o Ornitorrinco ou os Cangurus. Mas em matéria de dinossauros, eram poucas as espécies conhecidas que foram achadas neste lugar, mas isso está para mudar. Na verdade, já mudou, pois da Formação Winton, datada do período Cretáceo, surgiram novos fósseis que foram apresentados ao mundo este mês. Esta formação fica no estado de Queensland, região nordeste da Austrália, que já é conhecida por alguns outros dinossauros. Clique para expandir a postagem e veja a reportagem completa.

A pesquisa tomou forma em um artigo, publicado na revista científica PLOS One, que é publicada na internet gratuitamente, ou seja, qualquer internauta pode acessar o artigo sem pagar nada. O líder da equipe que descobriu os fósseis é Scott Hocknull, curador da ala de Geociências do Museu de Queesland, que trabalhou com alguns colegas do Museu de História Natural da Austrália.
Os fósseis revelaram 3 novas espécies de dinossauros de grande porte, dois herbívoros Saurópodes e 1 carnívoro, do grupo dos Terópodes. O carnívoro foi nomeado como Australovenator wintonensis, que segundo os paleontologistas era ágil, leve e por isto deveria facilmente alcançar qualquer presa numa corrida em campo aberto.
Restos do Australovenator
© T.Tischler
Um dos herbívoros, que ganhou o nome de Witonotitan wattsi, era um saurópode alto, mas esbelto, tinha um pescoço longo e fino, bem ao contrário da outra espécie, batizada como Diamantinasaurus matildae, que era bem mais encorpado, tinha um tronco mais reforçado e o pescoço mais curto que o de seu parente, além de que era mais grosso.
Restos do Witonotitan
© T.TischlerRestos do Diamantinasaurus
© T.Tischler
Segundo os pesquisadores, os animais foram nomeados em homenagem à canção "Waltzing Matilda", um tipo de hino do folclore australiano, composta no fim do século 19 por Banjo Patterson na cidade de Winton, sendo ambos da família dos Titanossaurídeos. Estes animais descritos viveram no Cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos atrás.
O Australovenator, apelidado de Banjo e o Diamantinasaurus, de Matilda, foram encontrados juntos em um lago datado de 98 milhões de anos e provavelmente são predador e presa. Já o Witonotitan recebeu o nome em referência à formação em que foi encontrado, mas foi apelidado de Clancy.

Estes novos dinossauros ficarão no Museu da Era dos Dinossuros Australiana, em Winton, que ainda será construído, com o início das obras hoje, sexta-feira, e término previsto para 2015. Estes achados são importantes para que possamos entender melhor a história dos dinossauros neste país e mais importante ainda, para que possamos traçar um esboço mais completo da geografia paleontológica do planeta, pois poderemos saber como os Titanossaurídeos e Carcadodontossaurídeos, grupos de dinossauros originalmente encontrados no continente Gondwana, que ficou situado no hemisfério sul do planeta.
Com esta nova descoberta, a Austrália recebe novos olhares da comunidade científica em geral e novamente volta a ser parte do cenário paleontológico. O último dinossauro de grande porte encontrado lá foi o Mutaburrasaurus, em 1981 e deste então pouco se encontrou em matéria de dinossauros.

Fonte

0 comentários :