Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Estudo afirma que o Psittacosaurus deveria comer como uma ave

Fóssil do Psittacosaurus que serviu de objeto de estudo
© Reprodução
Que dinossauros tem parentesco com as aves nós estamos cansados de saber, que alguns possuíam até plumas também já saíamos, mas novamente uma pesquisa nos surpreende encontrando outra característica comum entre dinossauros e aves, a alimentação. Mas vamos com calma, nem todos os dinossauros podem ser incluídos na lista de animais que se assemelham às aves na alimentação. Na verdade, o animal estudado e que levou à esta conclusão é o já conhecido Psittacosaurus. Porém, o fóssil usado é de uma espécie nova de Psittacosaurus, nomeado como P. gobiensis. Para saber mais sobre esta descoberta, clique para expandir a postagem e leia todo o conteúdo.

O estudo foi liderado pela renomado paleontologista Paul Sereno, da Universidade de Chicago, e publicado na revista científica britânica "Proceedings of the Royal Society B", em um artigo descrevendo o fóssil achado, que está muito bem preservado.
O fóssil em boas condições serviu para recriar a mecânica alimentar do dinossauro, que mostrou como funcionava seu bico, que inclusive poderia mexer as duas metades de forma oblíqua, como se quisesse cruzar o bico. Este tipo de movimento permitiria aplicar grandes forças, que talvez pudessem ser empregadas na quebra de cascas de nozes e outros alimentos duros. Isto aproxima o Psittacosaurus das aves, que hoje usam do bico forte para quebrar alimentos duros, como fazem as araras e periquitos. No seu estômago foram encontrados diversos gastrólitos, que são pedras engolidas e que no estômago ajudam a triturar o alimento mais duro. Tendo um estômago relativamente pequeno, o Psittacosaurus só podia se alimentar de coisas menores e que fossem bem nutritivas, afinal, o espaço deveria ser bem aproveitado. Nozes e castanhas são alimentos ricos em óleos e nutrientes e deveriam ser a base da alimentação do Psittacosaurus.
Cabeça de um papagaio e do Psittacosaurus para comparação
© Repodução

Esses dados, junto com a presença de grandes gastrólitos (pedras engolidas para ajudar na trituração dos alimentos) em seu estômago relativamente pequeno mostram que provavelmente ele era um devorador especializado de sementes e castanhas duras, tal como as aves modernas de bico parecido.

Fonte

0 comentários :