Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lêmure gigante de Madagascar

Dentes e pedaço da mandíbula do Lemure exinto
© Live Science/Reprodução
A Ilha de Madagascar na costa da África é muito rica em "biodiversidade exclusiva", que só existe naquele lugar do mundo naturalmente. Lendo o restante da postagem, você vai conhecer um animal extinto endêmico de Madagascar e que deve ter sido incrível.

Cientistas que estudam a evolução sempre se encantaram com o processo evolutivo que ocorreu na ilha, por isto, sempre estão na espera de uma descoberta que ajude a compreender como os animais evoluíram de forma tão diferente.
No caso dos lêmures,haviam sido encontrados há mais de 100 anos, alguns fósseis de espécimes extintos, sendo estes nomeados de Palaeopropithecus ingens e Palaeopropithecus maximus, no entanto ainda são necessários mais achados. Esta semana, veio à público a descoberta de um subfóssil de um lêmure. O Subfóssil não é um fóssil propriamente dito, pois não atingiu o tempo e as mudanças necessárias para tornar-se um, porém, é uma parte de um ser vivo extinto que se preservou e começou o processo de fossilização. O novo espécime foi batizado de Palaeopropithecus kelyus, um lêmure gigante que pesava cerca de 35 quilos. O intrigante é que em tamanho, ele era menor que outros lêmures já descobertos, porém era mais pesado.
Foi na revista Comptes Rendus Palevol que o estudo foi divulgado, comprovando 20 anos de especulações sobre a existência deste animal, com disse Dominique Gommery, paleontólogo do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris.
Como as 71 espécies de Lêmures que vivem em Madagascar, este animal extinto deveria ser arborícola, ficando a maior parte do tempo sobre as árvores, indo de galho em galho usando os membros e ficando meio de cabeça para baixo.
Segundo o estudo dos dentes, o animal comia sementes e outros alimentos mais duros, além do convencional, que são folhas e frutos, dieta dos demais animais que parecem ter dentes mais frágeis e ser incapazes de comer coisas duras.
O fóssil estava situado no noroeste da ilha, entre as grandes baías e rios, o que pode indicar que o lêmure gigante ficava mais isolado dos demais primatas da ilha.

Fonte

0 comentários :