Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dinossauros eram bem menos "gordinhos" do que se imagina

Bem, o título da postagem não esboça exatamente o ponto chave da questão, mas dá uma ideia do que se trata. Confira no restante da postagem o que os cientistas dizem e a opinião do "Ikessauro" nesta história.

Cientistas disseram em uma pesquisa que publicaram na revista da Sociedade Zoológica de Londres, chamada "Journal of Zoology", que o peso dos dinossauros calculados até agora estão incorretos e exagerados, porque as equações usadas para calcular o peso destes animais são antigas e não estão corretas.
Segundo Gary Packard, o diretor da pesquisa e membro da Universidade do Estado do Colorado - Estados Unidos, as mesmas equações tem sido usadas há 25 anos e ainda afirma que "o modelo estatístico é seriamente defeituoso" e leva os paleontologistas a errar no cálculo, chegando a um peso que seria o dobro do real. Assim, segundo Packard, um dinossauro que pesa 20 Toneladas de acordo com estas equações, na realidade pesaria somente 10 Toneladas. A pesquisa de Packard ainda afirma que principalmente os Saurópodes são alvo de estimativas incorretas, além de diversos outros animais extintos de grande porte.
Durante a realização da pesquisa, Packard adotou o método conhecido como "amostragem de referência", em que se analisa um referente, algo que sirva de modelo para o objeto de estudo real. Neste caso, foram usados 33 espécies de mamíferos quadrúpedes de diferentes tamanhos, variando entre roedores pequeninos de 47 gramas até ao grandalhão Elefante com 4 Toneladas.
A equipe de Gary Packard afirmou que os paleontologistas se baseiam em animais atuais para medir o peso dos dinossauros e que para concluir tal empreitada eles exageram nas medidas, exagero este que junto com um erro matemático afeta o resultado, tornando-o incoerente com o verdadeiro peso ou massa corporal do animal.

Bem, novamente eu (Patrick) vou "meter o nariz onde não sou chamado" como diria meu pai...
"Eu sou literalmente um obcecado em paleontologia, até demais e vivo acompanhando as novidades desta ciência tão intrigante. Acredito que, se por um lado esta pesquisa estiver correta, e não estou dizendo que está, vai tornar algumas espécies mais realistas ou digamos, mais plausíveis, pois é mais fácil de crer em um animal com peso menor...
Digo isto porque quando se fala ao público em geral (principalmente os que não gostam tanto do assunto) que tal animal pesava 80 toneladas, as pessoas ficam descrentes, acham ilusão ou que não passa de um animal mítico, quando se trata de algo provado, geralmente com fósseis bem completos, como o do Braquiossauro. Se reduzissem o peso do animal, a comunidade em geral talvez levasse a paleontologia mais a sério. Mas o objetivo é descobrir a verdade, então não podemos simplesmente mudar tudo só para agradar a maioria, mas sim investigar a fundo e chegar na conclusão mais plausível possível.
Por outro lado, uma redução do peso acabaria com diversos debates ou pelo menos mudaria o foco destes, como é o caso do T.rex, que afirmam ter sido lento e desajeitado demais para caçar e por isto era carniceiro. Com uma redução do peso, sua velocidade média aumentaria e poderia caçar tranquilamente, botando por terra a ideia de que comia só restos...

Bem, antes de mais nada, não leve a sério toda e qualquer notícia que ver pela frente, mesmo aqui no Blog do Ikessauro, afinal nem sempre estou correto. Digo isto porque este assunto é delicado e necessita de muita base teórica para ser discutido, e na ciência tudo pode ser revisto e alterado, ou seja, nenhuma verdade é absoluta! Então nada de sair por aí dizendo:

- "O peso dos dinos foi reduzido pela metade!!!"


Fonte

0 comentários :