Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 12 de maio de 2009

Tartaruga do Cretáceo contém ovos em seu interior

Todos nós sabemos que as tartarugas botam ovos não é? Com as tartarugas pré-históricas não era diferente, característica que originou um fóssil bem intrigante, após milhões de anos de petrificação. Leia o restante da postagem e aprenda mais sobre este fóssil incomum.

Em 2006, foi descoberto um fóssil de uma tartaruga de cerca de 75 milhões de anos, que viveu no período Cretáceo superior, a qual deve ter morrido no momento em que estava prestes a botar seus ovos. Os pesquisadores estão surpresos porque esta é a primeira tartaruga fóssil contendo ovos em seus interior, já descoberta nos Estados Unidos. O animal foi desenterrado no Estado de Utah, no lugar considerado patrimônio histórico nacional chamado Grand Staircase, onde há uma série de canyons de arenito. Em uma das rochas de arenito estava o fóssil, que só agora está sendo estudado com detalhes, inclusive usando tomografia computadorizada para descobrir se existem mais ovos dentro do animal, pois a olho nu só três deles estão visíveis.

Os pesquisadores da Universidade de Montana acreditam que a tartaruga estava botando os ovos quando algo ocorreu e a matou, talvez soterrada ou por uma mudança no clima, mas enfim, as possibilidades são variadas.

Fonte

0 comentários :