Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 24 de abril de 2009

Paleontólogos encontram mais uma peça do quebra-cabeças evolutivo

Desenho dos ossos encontrados do Xiongguanlong baimoensis
© Ville Sinkkonen
Desta vez, a peça em questão é um dinossauro do grupo dos carnívoros, conhecidos como terópodes, achado na China. O animal era pequeno comparado ao seu parente mais famoso, o Tyrannosaurus rex, no entanto é muito importante para a paleontologia. Veja o que publicaram os paleontologistas acessando a matéria completa.

Hoje existe uma grande busca para se descobrir qual animal é o descendente de qual, ou seja, os pesquisadores, biólogos e paleontólogos, desejam montar uma "árvore genealógica", ou um cladograma filogenético mostrando o parentesco entre seres vivos. No entanto, como muitos animais foram extintos, hoje necessitamos de seus fósseis para aprender sobre sua vida e determinar seu parentesco com outras espécies.
No caso dos tiranossaurídeos, dinossauros do grupo do Tiranossauro rex, haviam sido encontrados alguns ancestrais porém faltavam partes do quebra-cabeças para que se pudesse entender como evoluíram.
Imagine a evolução do Tiranossauro como uma estrada através dos milhares de anos e no meio desta existem vários desfiladeiros que só podem ser atravessados com pontes. A cada descoberta, uma ponte se forma em um buraco, neste caso os paleontólogos tinham duas pontes feitas, uma muito distante da outra, separadas por 40 ou 50 milhões de anos de evolução desconhecida, necessitando de outra ponte para cobrir este desfiladeiro evolutivo. Esta ponte vem a ser o dinossauro descoberto na China, nomeado de Xiongguanlong baimoensis, o qual foi formalmente apresentado à comunidade científica em uma publicação da revista "Proceedings B da Royal Society".
Segundo os pesquisadores encarregados, ele viveu no meio do período Cretáceo, cerca de 105 milhões de anos atrás e a partir do seu achado foi possível relacionar as "pontes" da evolução dos tiranossauros.
Peter Makovicky, comissário do Field Museum de Chicago - Estados Unidos afirma que o Xiongguanlong permitiu que se estabelecesse um vínculo filogenético, morfológico e temporal entre os registros fósseis de animais deste grupo. As características do dinossauro nos lembra o Tiranossauro, como um crânio quadrado e a têmpora reforçada para suportar músculos da mandíbula. Além disto, tem dentes incisivos fortes e uma coluna vertebral resistente para aguentar uma cabeça grande. A diferença entre este animal e o Tyrannosaurus rex está principalmente no tamanho e no focinho, que no Xiongguanlong é bem mais fino e longo que no parente mais evoluído.

Fonte

0 comentários :