Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Caminhando com os Dinossauros Especial : A Balada de Big Al (2000)

© BBC

Caminhando com os Dinossauros Especial: A Balada de Big Al, é um dos documentários da BBC da série Walking with...
Este especial conta a vida de um dinossauro do momento de seu nascimento ao dia de sua morte. O dinossauro em questão é Big Al, um Allosaurus encontrado nos Estados Unidos, o qual apresentava um fóssil com várias marcas de doenças e ferimentos, dando aos paleontólogos uma noção muito boa de como viveu, porque o fóssil estava muito bem preservado. Mergulhe nessa aventura e viva junto com Big Al, lendo o post completo!


Com os restos do Big Al, foi possível reconstruir sua vida toda, até sua juventude, pois ele morreu com apenas 15 anos, que para um Allosaurus é um adolescente entrando na idade adulta.
O documentário tem apenas 1 episódio e um Making off que é praticamente um 2º episódio, e a seguir você confere os resumos de cada um deles.

Episódio: A Balada de Big Al (The Ballad of Big All)
O primeiro episódio mostra a vida de Big Al, desde seu nascimento, sua luta pela sobrevivência ainda pequeno, escapando de predadores, encontrando alimento. Primeiramente vemos os ovos no ninho, nasce Big Al e seus irmãos.
© BBC
Logo saem explorar o embiente junto com a mãe Allosaurus, mas quando esta precisa ir caçar outro Allosaurus jovem acaba devorando um dos irmão de Al. Depois de escapar Al segue com seus irmãos caçando insetos.
© BBC
Mostram também uma armadilha natural, uma pequena lagoa com o fundo repleto de um tipo de areia movediça, material que faz os animais atolarem ao tentar beber água. No centro há um Estegossauro e ao seu lado um Alossauro que na tentativa de comer o cadáver do herbívoro também acabou preso. Logo surge outro predador da mesma espécie, uma fêmea, disposta a comer o grande dinossauro de placas preso no lodo. Al observa tudo do alto de uma colina, inclusive presenciando uma nova vítima do lodo, a fêmea de sua espécie que está se aventurando em busca da presa fácil.
© BBC
Depois o episódio mostra Al em sua aprendizagem pela sobrevivência, aprendendo a caçar, mesmo que com pouco sucesso. No início acaba falhando e precisa contentar-se em comer um lagarto pequeno, mas logo começa a pegar o jeito de emboscar as presas, já que não é muito veloz para pegar presas como Dryosaurus, extremamente rápido.
© BBC
Depois Al entra junto com vários de sua espécie em uma caçada a um gigantesco Diplodocus doente, que viaja com o bando através de uma planície de sal, onde antes havia um mar. Após algumas horas conseguem capturar a presa e fartam-se com comida.
Cena da caça aos Diplodocus© BBCAl espera o melhor momento pra atacar
© BBC

Big Al está crescendo e entrando na maturidade sexual, seu instinto indica que ele precisa achar uma parceira, sua crista sobre os olhos fica com cores vivas. Encontra uma fêmea, maior que ele e tenta investir em um cortejo, mas ela não está disposta a acasalar com Al e diante de sua insistência inicia uma violenta luta, machucando o jovem e inexperiente macho.
© BBC

Mesmo ferido, Al ainda pode sobreviver, agora com mais experiência, ele nunca mais enfrentará outra fêmea maior. Sua busca eterna por comida o leva a atacar os Driossauros, mas numa passada errada bate em uma árvore seca e acaba machucando o pé gravemente. Sem poder caminhar direito, muito menos correr, acaba ficando fraco demais e sem comida ou água por perto cai no leito seco de um rio, a esperar o momento da morte, que logo chega.
© BBC
Durante este episódio mostram como é que ele sofreu os ferimentos que deixaram vestígios nos ossos. Claro que não há como ter certeza como tudo ocorreu, mas as teorias apresentadas são muito boas.
© BBC
Neste episódio aparecem vários dinossauros, sendo eles:
© BBC
Making of: Big Al Descoberto (Big Al Uncovered)Neste episódio vemos como tudo foi feito, de onde vem as evidências, como filmaram a vida de Big Al. Mostram sua descoberta, onde foi encontrado, como estava o fóssil e focam nas características dos ferimentos encontrados nos ossos, e quais destes tinham maiores marcas de doenças entre outras curiosidades, que levaram os produtores a escolher este espécime para ser o astro do documentário.

Na versão em DVD, temos ainda como extras a galeria de fotos entre outras opções, como seleção de cenas pelo menu.
Foi lançado um livro infantil chamado Allosaurus: The Life and Death of Big Al, que tem algumas diferenças, como por exemplo, o fato de no documentário um Alossauro macho jovem ter devorado os irmãos de Al, enquanto que no livro é um Ornitholestes. No livro o Estegossauro aparece vivo e tentando afastar o par de Alossauros que seguem para devorá-lo. No filme ele já está morto. Ele caça alguns Driossauros no programa, que foram substituídos pelos Othnielias no livro, além de que ele tropeça em um monte de terra e machuca o pé, em vez de bater em um galho de árvore como no show.

A BBC elaborou um game muito legal, que chega a ser viciante. É muito simples, mas demorado para terminar e temos de jogar online no site. Você que vai jogar será o Big Al, ainda filhote e precisa seguir por uma espécie de tabuleiro que representa o local onde ele viveu e ali encontra perigos, comida entre outras aventuras. O objetivo é fazer ele crescer, caçar, reproduzir-se antes de morrer. Se desejar jogar, acesso o site "BBC - Big Al Game" e jogue à vontade, de graça!


Fontes

0 comentários :