Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dinossauro "meio-a-meio"!

Segundo um estudo publicado no site PLoS ONE, por Martinez e outros colegas paleontologistas, um novo dinossauro foi descoberto na Argentina, no conhecido Vale da Lua, onde já haviam encontrados outros fósseis antes. Ele é bem estranho, parece um dino "meio-a-meio" e você confere o porque de eu dizer isto, lendo o restante da postagem.

Mas este é um fóssil especial, pois se trata de um animal em uma fase de transição, talvez indique uma mudança de hábitos alimentares na evolução. Segundo os pesquisadores é um Prossaurópode, um tipo de Saurópode primitivo, mas que tem várias características de Terópodes, tornando-o um "dinossauro meio - a - meio".Observe a reconstrução do esqueleto do animal.

Reconstrução do Panphagia
2009 Martinez et al

O animal é tido como um ancestral dos grandes Saurópodes, dinossauros pesados e de longo pescoço e cauda igualmente comprida. Os restos estavam na Formação de Ischigualasto e após os estudos nomearam o animal de Panphagia protos, que tem origem de palavras gregas Pan = tudo e Phaghein = que come, o que se entendo como "O que come de tudo". O segundo nome, protos, também do grego, significa Primeiro, mostrando a sua característica de animal primitivo e onívoro, ou seja, comia tanto plantas como carne. Suas mandíbulas eram frágeis, mas adaptadas para comer carne também, além de que sua estrutura óssea é que revelou seu parentesco com os dinossauros carnívoros. Com 1,30 metros de comprimento era um animal pequeno, mas ajudou muito no entendimento da evolução dos gigantes com pescoço longo, que imaginávamos ter surgido há 205 milhões de anos, mas que na verdade surgiram a 240 milhões de anos, como mostra o fóssil do Panphagia.
Segundo os paleontólogos, o que facilitou na reconstrução do animal foi o seu esqueleto bem preservado, cerca de 45 % do total, incluindo partes do corpo todo e não fragmentos de apenas uma parte. A escavação foi financiada pela TV Tokio, do Japão, com o intuito de encontrar algo grandioso, como o Argentinosaurus. Mesmo não sendo um gigante, o Panphagia não é menos importante. Com certeza os grandes achados nesta região, como o grandalhão citado e o Giganotosaurus, atraem olhares do mundo todo, melhorando o investimento para novas escavações.

Fontes
  • PLoS ONE - A Basal Sauropodomorph (Dinosauria: Saurischia) from the Ischigualasto Formation (Triássic, Carnian) an the Early Evolution of Sauropodomorpha.
  • Terra

0 comentários :