Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ave gigante é descoberta no Peru

Nesta sexta-feira foi divulgada a descoberta de uma ave gigante pré-histórica no Peru, em uma área rica em fósseis. Segundo os pesquisadores encarregados o crânio da ave data de 10 milhões de anos aproximadamente, tem 40 centímetros e um bico com dentes, é extremamente raro de ser encontrado. Então aproveite e leia tudo sobre o achado desta ave incomum nesta postagem.

O animal em vida, adulto chegaria a 6 metros de envergadura, vivia em um local onde existia um mar interno. Mario Urbina, o pesquisador, afirmou que a espécie deve ter desaparecido há 2,5 milhões de anos devido às mudanças climáticas no planeta.
A ave pertence à família dos Pelagornitídeos, é o fóssil mais completo da espécie já encontrado, segundo Urbina, que encontrou o fóssil da ave no deserto de Ocucaje, em Ica, no sul do Peru.
O local deve ter sido um mar alguns milhões de anos atrás, pois no local já foram encontrados fósseis de tubarões, tartarugas, baleias entre outros seres marinhos.
Em breve o fóssil será colocado em exposição no Museu de História Natural do Peru, para que o público em geral possa conhecer a espécie.
O ecossistema em que este animal viveu, deve ter sido uma espécie de mar com clima e florestas tropicais ao redor há 50 milhões de anos, onde o animal poderia caçar. Deve ter usado os dentes para capturar peixes ou animais pequenos que devorava voando mesmo. Porém para levantar voo este animal precisaria saltar de um penhasco ou árvore, planando, pois seu tamanho e peso não facilitariam uma decolagem diretamente do solo.

Fonte

0 comentários :