Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Encontrado Gliptodonte na Bolívia

© Mario Alberto

Mais uma importante descoberta paleontológica, desta vez de um mamífero, ocorreu na América do Sul. Nosso continente é rico em animais da Mega Fauna, contando com felinos musculosos e "dentuços", chamados Smilodon, além de preguiças gigantes e ancestrais dos camelos. Isto contando só no Brasil. Agora mais uma vez um tatuzão é achado e se você quiser saber mais sobre esta descoberta leia a postagem toda.

Trabalhadores escavavam um terreno na Bolívia, para uma construção de uma empresa privada quando encontraram uma carapaça fóssil, que pertenceu a um Gliptodonte, mamífero pré-histórico extinto, com idade de aproximadamente 8,5 mil anos. O bicho é uma espécie de "mega-tatu" pois era coberto por uma carapaça super resistente, formada de osso e era também peludo. Viveu no período Pleistoceno, sendo hoje seus descendentes mais próximos os Tatus, Ursos e Tamanduás.
O fóssil estava no bairro Yuraj Yuraj, no caminho do aeroporto de Sucre. O animal devia pesar entre 50 quilos a 2 toneladas e medir 3 metros do focinho à ponta da cauda.
O paleontólogo Omar Medina afirmou que a carapaça está com a parte de cima quebrada, mas assim mesmo permite a reconstrução do animal. Ainda serão feitas escavações no local, pois 80% do fóssil ainda está no solo e poderá ser retirado para estudo. O paleontólogo disse que várias descobertas tem sido feitas na região de
Chuquisaca, dentre elas a recente descoberta de uma rocha com pegadas de dinossauros que formam uma trilha.

Fonte

1 comentários :

Roberval B.de Oliveira disse...

Felipe, parabéns pelo noticiário do Gliptodonte! Adorei!!! Tbém pela organização e atualização do seu Blog. Está "up-to-date".

Gde abraço!

Roberval B de Oliveira
robervalbo@ig.com.br