Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Paleontólogo português vai estudar um dos mais antigos saurópodes

Confira abaixo a notícia sobre um saurópode do Marrocos que se tornou o mais novo objeto de estudo de pesquisadores de uma equipe que incluiu o português Luíz Azevedo Rodrigues.

Luís Azevedo Rodrigues, paleontólogo do Museu Nacional de História Natural de Portugal, integra uma equipe de investigadores encarregados de estudar um dos mais antigos esqueletos de saurópode do mundo, encontrado no Marrocos. Trata-se do Tazoudasaurus Naimi com pelo menos 180 milhões de anos, ou seja, do Jurássico Inferior. O fóssil vai ser objeto de um estudo abrangente resultante da investigação levada a cabo por Ronan Alain da Universidade Cadi Ayyad de Marraquexe, e Jeffrey Wilson da Universidade de Michigan (Estados Unidos). Segundo noticiou a TSF, o trabalho de Luís Azevedo Rodrigues vai centrar-se na análise e digitalização em 3 dimensões de parte do esqueleto do animal pré-histórico e na investigação da evolução e locomoção deste tipo de dinossauros quadrúpedes e herbívoros.
O esqueleto do animal foi encontrado por uma equipe de paleontólogos e geólogos marroquinos, franceses e suíços em 2002 na localidade de Tazuda, no Marrocos. Segundo a TSF, os ossos do Tazoudasaurus Naimi compreendem o crânio, uma das mandíbulas que conserva 17 dos 20 dentes originais, vértebras cervicais e dorsais, e ainda diferentes ossos dos membros inferiores e parte da cauda. Há registo de que o saurópode de grande porte, com cauda e pescoço comprido, habitou a Península Ibérica. No Monumento Natural das Pegadas de Dinossauro da Serra d'Aire, localizado na antiga Pedreira da Galinha nas imediações de Fátima, a laje calcária mostra inúmeras pegadas de saurópode que se conservaram ao longo de 175 milhões de anos. Neste local podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, uma das quais com com 147 metros.

Fonte

0 comentários :