Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Um peixe fora d'água

Tiktaalik roseae
© Ted Daeschler

Peixes um dia saíram da água pra evoluir para animais terrestres e esta postagem vai lhe mostrar exatamente isto, com a notícia de um achado incrível, um peixe com adaptações para viver fora da água por algum tempo. Confira o texto na íntegra.

Um peixe encontrado no ártico canadense, precisamente na Ilha Ellesmere, prova que um dia peixes se adaptaram à vida terrestre com modificações em sua anatomia.

Além de desenvolver patas no lugar das nadadeiras, o peixe nomeado como Tiktaalik roseae conseguiu uma adaptação nos ossos da cabeça, pulmões para respirar fora da agua, mas ainda tinha brânquias, escamas e espinhos nas "nadadeiras". Seu crânio, suas costelas e apêndices são bem semelhantes aos dos primeiros animais quadrúpedes. Segundo a equipe que o estuda desde 2004, dirigida por Ted Daeschler, da Academia de Ciências Naturais da Filadélfia, e por Neil Shubin, da Universidade de Chicago, o fóssil foi examinado dando prioridade ao crânio deste peixe datado de 375 milhões de anos. Devido às características mencionadas anteriormente, o Tiktaalik é considerado um fóssil de transição de animal aquático para terrestre. O peixe media de 1 até 2,75 metros de comprimento e acredita-se que viveu em águas rasas e que em alguns momentos "passeava" em terra seca por um curto período.

Segundo Jason Downs, o principal autor do novo estudo sobre o fóssil, as características craniais dos animais terrestres foram, primeiro, adaptações à vida em águas rasas. A caixa craniana, o palato e os arcos branquiais deste peixe, disse o cientista, ajudam a ver como se deram essas transformações. A drástica mudança de ambiente levou os animais a sofrer uma completa reestruturação dos ossos da cabeça e da relação entre tais ossos. Um exemplo é o osso que, nos peixes, conecta a caixa craniana, o palato e as brânquias, coordenando os movimentos para comer e respirar. Com a mudança de hábitat, essa peça, o osso hiomandibular, perdeu sua função original. Hoje, nos mamíferos, ele se converteu no estribo, um dos ossos do ouvido interno. No Tiktaalik que estava em processo transicional, este osso já estava bem reduzido, disse Jason Downs.

Fonte

0 comentários :