Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Uberabatitan é exposto no Rio de Janeiro

© Rodolfo Nogueira

Pessoal, essa semana foi exposto no Rio o Uberabatitan ribeiroi, o mais novo e maior dinossauro brasileiro, descoberto em Minas Gerais em 2004, durante a duplicação de uma rodovia. Veja como tudo aconteceu nesta postagem.

Ao quebrar rochas um fragmento de osso foi exposto e Luiz Carlos Borges Ribeiro, paleontólogo e geólogo que hoje em dia está entre os melhores do país e estava presente no local, notou o que era sim um fóssil e pronto, estava aí uma das maiores descobertas paleontológicas brasileiras até hoje. A descoberta também contou com paleontologistas argentinos que estudavam o local. Desde 2004 as escavações e classificações vem sendo feitas e agora em 2008 o animal foi exposto em forma de réplica de esqueleto ao publico no RJ.
© Fábio Motta© Fábio Motta© Fábio Motta© Fábio Motta

Luiz disse que na primeira olhada já notou se tratar de algo inédito, um fóssil ainda não descrito e começou a estudá-lo com a ajuda de outros pesquisadores, como Ismar Carvalho, este que afirmou que o animal era do período Cretáceo.
De 2004 a 2006, duração das escavações, foram retiradas 300 toneladas de rochas e destas rochas muitos fósseis foram encontrados, contando ossos de 3 indivíduos do Uberabatitan e de muitos outros animais.
© Instituto Ciência Hoje
A réplica do esqueleto foi baseada em 198 ossos originais do animal de diversas partes do corpo e o que não foi encontrado foi baseado nos ossos e em comparações com outros Saurópodes da mesma família, um trabalho de longa duração, praticamente 2 anos de trabalho árduo.
Na exposição na Casa da Ciência no Rio, o Uberabatitan deve ficar exposto ao lado de outros grande dinossauro sul americano, o Abelisaurus, terópode de porte médio do período cretáceo. Esta exposição ficará na Casa da Ciência até a data de 24 de outubro e depois será levada ao Museu do Dinossauro em Uberaba, MG onde ficará junto com os fósseis originais do animal e outros dinos brasileiros.

Fonte

0 comentários :