Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 7 de setembro de 2008

Museu da Urca será ampliado

© Lia de Paula

É pessoal, até que enfim estão começando a dar importância à paleontologia no Brasil. Agora este mês começará a obra de reforma e ampliação do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca) e vão ser concluídas até o fim do ano. Leia mais para saber o que mudará no museu.

Agora o museu contará com uma sala de videoconferência, mais uma biblioteca, elevador, loja de lembranças e coisas do gênero e mais salas para servir de depósito de fósseis que não ficam expostos. O governo do estado liberou R$640 mil reais para a Universidade poder realizar as melhorias no museu, que fica no município de Santana do Cariri, a 598 quilômetros de Fortaleza e que durante os 20 anos de existência recém completados, apenas aos 10 anos passou por uma reforma grande. Novos banheiros são necessários para atender ao público de 3 mil pessoas por mês que visitam o museu, sejam brasileiros de todos os estados ou extrangeiros, que também poderão contar com um auditório ampliado. O museu está situado no centro da cidade e tem um acervo de mais de 750 peças do período cretáceo. Os visitantes ao visitar podem ver vídeos, comprar réplicas de animais pré-históricos ou visitar diretamente as exposições, tudo supervisionado por guias.

Isso me deixa feliz, saber que a paleontologia brasileira está progredindo, mas o que se tem de bom na reforma do museu da Urca, tem de problemas o Museu do Dinossauros em MG, que vem sofrendo pela falta de verba e patrocínio, sendo que por várias vezes foi fechado por falta de pagamento aos funcionários e por falta de equipamentos ou material de trabalho. Espero sinceramente que a situação mude e o museu seja valorizado e até reformado ou ampliado como o que existe lá no nordeste. Se o governo não ajuda, nada pode ser feito, acho que se cada senador, deputado desses que dizem governar tirassem uma mínima fatia de seu saldo bancário e doasse em conjunto muita coisa poderia ser feita, não só pela paleontologia, mas por todos os brasileiros.

Fonte

0 comentários :