Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Crescer é a única alternativa...

Assim deve ter sido um berçário de Hipacrossauros
© Ivan Stalio

Crescendo e aprendendo diz o velho ditado, mas para os Hipacrossauros o ditado teria que ser mais para crescendo e sobrevivendo. Não entendeu? Leia esta postagem na íntegra para saber porque estou escrevendo essas coisas estranhas.


Um estudo foi feito por Drew Lee, da Universidade de Ohio, e por Lisa Noelle Cooper, da Universidade Estadual Kent, nos Estados Unidos, e publicado nesta terça-feira na edição on-line da Proceedings of the Royal Society of London B: Biological Sciences, afirmando que o Hipacrosaurus, um hadrossaurídeo com crista usava de uma única estratégia para se proteger. Esta estratégia não era nada de estraordinário ou algum meio de camuflagem, eles apenas usavam seu metabolismo acelerado para crescer muito mais rápido que seus predadores, ou seja, sua defesa era o tamanho avantajado em relação aos predadores.
Comparando ossos desse dinossauro com os de Tyrannosaurus rex, Albertosaurus e Troodon eles deduziram que os terópodes analisados levavam em média 30 anos para chegar à idade adulta, enquanto o Hipacrossauro aos 10 anos já se desenvolveu por completo, chegando a 10 metros e 4 toneladas.
Sendo assim, ao estar adulto o Hipacrossauro não era ameaçado tanto por um Tyrannosaurus da mesma idade que ele, pois este predador ainda seria um adolescente e não teria tanta experiência de caça.
Também o número de dinossauros da espécie herbívora seria muito maior, já que calcula-se que o Hipacrossauro se reproduzia aos dois anos de idade, ao contrário dos predadores que levavam mais tempo para atingir a maturidade sexual.
Os pesquisadores dizem que essa velocidade de crescimento foi o meio que a espécie compensou a falta de defesa, já que não tinham garras, carapaças, chifres ou placas para defesa.

Fonte

0 comentários :