Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 9 de julho de 2008

Descoberta nacional: fósseis achados no raro "folhelo pirobetuminoso"

Oi galera, tudo bem? Quando li essa notícia fiquei muito feliz e resolvi compartilhar com todos fazendo esta postagem. A matéria anuncia a nova descoberta brasileira no ramo da paleontologia, mostrando novos fósseis descobertos no Ceará, o "berço dos pterossauros". Tratam-se de macrofósseis descoberto em um tipo de rocha muito incomum, formada a partir do petróleo, porém um petróleo de superfície, ou seja, que formava poços ao ar livre e um animal ao morrer provavelmente caía no líquido viscoso e ficava preso e se preservava. Confira mais detalhes expandindo a postagem.


Isso foi comprovado pelo tipo de rocha onda os fósseis estava, chamado de folhelo piro betuminoso, sendo que folhelo é uma rocha formada a partir da acumulação de lama sem que aconteça perturbação no processo formando uma rocha em camadas (folhas finas). O termo piro betuminoso indica a procedência petrolífera da rocha, formada do petróleo e não de lama comum.
O mais impressionante nesse achado é que são macrofósseis, que significa, fóssil grande ou que pode ser visto sem auxílio de instrumentos ópticos como lupas, microscópios e luzes especiais. Os fósseis encontrados anteriormente em rochas de mesmo tipo eram todos microscópicos e só eram visíveis com ajuda de equipamentos como os citados acima.
Esse novo achado fóssil, encontrado a 2 km de Santana do Cariri há 20 dias, está em exposição no Museu de paleontologia de Santana do Cariri, sendo que o próximo passo é a divulgação oficial do material para a comunidade científica. A meta é divulgar no Simpósio Nacional de paleontologia que ocorre em Santana.
O reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) Plácido Cidade Nuvens, já tem seu nome imortalizado em 3 espécies fósseis encontradas na região e explica que os fósseis se concentram e dois tipos de rochas:
1º Formada a partir da compressão da lama lacustre (lagos e lagoas) ou de rios, sendo todos de água doce.
2º Formada a partir de lama e sedimentos encontrados em águas marinhas, água salgada, geralmente indicam a existência de um mar no local em tempos passados.

Plácido Cidade Nuvens e os fósseis

© Elizângela Santos

Rochas desse tipo são comuns, porém agora com essas descobertas a paleontologia nacional se volta ao estudo de rochas sedimentares que indicam a transição de água lacustre para salgada. Entre os animais encontrados estão vários peixes sendo alguns de tamanho considerável e também um pterossauro que teve na rocha preservada principalmente as pernas que são bem visíveis entre outras partes do corpo.

Fósseis encontrados em placas de rocha pirobetuminosa
© Elizângela Santos

Alexander Kellner deve entrar de cabeça no estudo e descrição do animal, sendo ele um dos melhores peritos em Pterossauros do Brasil e talvez do mundo, já que o Cariri detém a maior coleção de pterossauros já descobertos.
Devemos cuidar muito bem desses achados dizem os pesquisadores, já que hoje o contrabando de fósseis de Santana está muito grande, pois a região rica em fósseis já abrigou muitas espécies animais sendo que algumas foram descobertas depois de extintas, como crocodilos, tartarugas, peixes e principalmente pterossauro e dinossauros.

Fonte

0 comentários :