Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 25 de maio de 2008

Scelidosaurus completo é o novo "xodó" da paleontologia britânica

Cabeça do fóssil de Scelidosaurus
© Divulgação

Recentemente um novo esqueleto de dinossauro foi descoberto e estudado e pra surpresa de todos está praticamente completo. É um Scelidosaurus, um dino de couraça dura, parente dos anquilossauros. Veja mais sobre a descoberta expandindo a postagem.


O esqueleto está inteiro, falta somente um pé e uns poucos ossos da cauda e pôde ser estudado por paleontólogos ingleses. É o dinossauro mais completo já encontrado na Grã-Bretanha, tanto que até restos da sua última refeição estavam fossilizados e bem preservados. Antes se pensava que o Scelidosaurus fosse um dinossauro com pele grossa mas não tanto como os anquilossauros, seus parentes próximos. Mas um caçador de fósseis de lá se intrigou com estranhas pedras que encontrou no sudoeste da Inglaterra, na Costa de Dorset. Na verdade as pedras eram calombos da carapaça do animal que na verdade era bem mais grossa que se pensava. No mês de junho vai ser mostrado ao público pela primeira vez o fóssil completo. O pesaquisador Tim Ewin disse à equipe da BBC "Eu fiquei... foi um momento desses de cair o queixo", de tanta surpresa que teve ao ver o fóssil e saber que o Scelidosaurus, com seus 4 metros da cabeça ao rabo, era bem mais "cascudo" do que se pensava.

Scelidosaurus como se pensava que fosse
© Adam Stuart Smith

Modelo do Scelidosaurus baseado no novo fóssil
© Divulgação

Fonte

0 comentários :