Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 22 de maio de 2008

Novas pegadas descobertas no Oriente médio

Alguns dias atrás no Oriente médio, mas exatamente no Iêmen, foram encontradas pegadas de dinossauros, coisa rara de se ver por lá. Veja um mapa abaixo, expandindo a postagem, para conferir o lugar onde foi encontrada a trilha e ainda foto das pegadas além do texto completo.



A idade das pegadas é de aproximadamente 150 milhões de anos atrás, possivelmente do final do período Jurássico e início do cretáceo. As pegadas estavam bem conservadas e só agora foram encontradas porque segundo informações vindas do local, estavam encobertas por escombros de alguma coisa, não me perguntem o que era, não faço a mínima idéia. Voltando ao que interessa, as ditas pegadas foram feitas por dinos de dois grupos. As primeiras pegadas foram vistas por uma jornalista perto de Madar e algum tempo depois estudadas e classificadas como sendo de Ornitópodes, dinos que são da mesma família dos Dryosaurus e outros hipsilofodontídeos, animais bípedes herbívoros. Mas agora notaram que existem mais pegadas redondas como as de elefantes, estas sendo da mesma época, criadas por dinossauros do grupo dos saurópodes, como o Diplodocus e Braquiossauro que são bem conhecidos. O grupo devia ter em média 11 animais, deduzindo pela quantia de pegadas e as suas posições, além de seus tamanhos variados que prova que o bando devia ter indivíduos adultos, jovens e filhotes que seguiam numa mesma direção.

A trilha de pegadas de um animal bípede
© Nancy Stevens

Há poucos fósseis encontrados nesse local e essa descoberta abre um caminho para futuras pesquisas, e esta é praticamente a primeira boa descoberta paleontológica da Península Arábica. Com novos estudos pode ser que descubramos mais fósseis e possamos ter uma idéia de como era o ecossistema da época dos dinossauros neste local, afirma Paul Barrett, um experiente paleontólogo do museu da Inglaterra.


Fonte

0 comentários :