Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 11 de maio de 2008

Maiassaura, Especial de Dia das Mães!

MAIASSAURA, O LAGARTO BOA MÃE!


Nome científico: Maiasaura peeblesorum (lagarto boa mãe).
Tamanho: 7 a 9 metros de comprimento e 4 metros de altura aproximadamente.
Alimentação: herbívora.
Peso: 4 toneladas aproximadamente.
Viveu: América do Norte.
Período: Cretáceo.

Clique no mapa abaixo e veja onde encontraram fósseis deste dino! Veja quando viveu o "Lagarto boa Mãe"!
A área em vermelho indica a idade.
Maiassaura é o dino perfeito para ser postado agora, Dia das Mães, e a explicação está até no seu nome. Seu nome maiassaura foi escolhido pensando no comportamento social desse dinossauro, que fazia ninhos num mesmo lugar com outros ninhos de maiassauras a uma distância de 8 metros entre cada ninho para que a mamãe dino pudesse caminhar entre eles. Miasaura do latim significa Lagarto Boa Mãe pois foram encontrados muitos ninhos desse dino e neles haviam montes de ovos, cascas amassadas ou inteiras e algumas até com o embrião fossilizado. As maiassauras faziam ninhos na lama, cavando buracos redondos de mais ou menos 1 a 1,5 metros de diâmetro e botavam entre 18 e 30 ovos arrumados em círculos, que depois eram cobertos com folhas. Alguns especialistas afirmaram que esse dino chocava os ovos sentando em cima deles, como as aves atuais, porém é meio improvável porque seu peso poderia quebrar os ovos, que por mais que tivessem casca dura eram frágeis.
A maiassaura foi descoberta em 1979 por Horner e Makela em Montana nos Estados Unidos na formação rochosa conhecida como Two Medicine Formation. Seus ninhos muito bem preservados deram aos paleontólogos uma noção de como era seu comportamento entre pais e crias. As maiasauras filhotes nasciam e não saiam do ninho. Suas mães alimentavam ali mesmo com plantas e frutas, provavelmente estilo pássaros, mastigavam e depois cuspiam pros filhotes comer. Eram pais cuidadosos evigiavam os ninhos sempre e os bebês dinos só saiam quando já estavam grandes o sufuciente para sobreviver sozinhos. Deduziram isto devido às cascas de ovos dos ninhos. Muitos deles tinham o fundo todo recoberto por pequenos pedaços de cascas de ovos, sinal que os filhotes permaneciam tempo suficiente nos ninhos para pisotear as cascas e deixá-las bem moídas. No lugar onde encontraram os maiasaura existiam tantos ninhos que ganhou o nome de Egg Mountain ou em português Montanha dos Ovos!
© John Sibbick
O maiassaura, mesmo adulto não tinha defesas, como as armaduras dos ankylosaurus ou chifres dos ceratopsianos. Era um dinossauro da família dos hadrossaurosm dinossauros bico de pato. Eram desprovidos de garras, chifres e placas ósseas, o que os tornava muito vulneráveis a ataques de carnívoros. Sua única defesa era a vida em bandos onde um avisava o outro sobre o perigo, para poderem correr e se esconder em florestas.


Imagen de uma revista Dinossauros descubra os gigantes do mundo pré-histórico
A aparência dos maiassaura era meio parecida com a de todos os hadrossauros, bico de pato com muitos dentes, corpo de 9 metros de comprimento, cauda forte e patas grossas, para se locomover tanto com 4 quanto com 2 pernas. Uma particularidade dos maiassauras era uma pequena crista, quase imperceptível acima dos olhos com um formato meio que de bastão ou de lombada,que ficava na horizontal sobre os olhos como se vê na foto abaixo.

Maiassaura
Imagem da figurinha do álbum do chocolate surpresa


O maiassaura é mostrado no documentário do canal americano Discovery Channel intitulado Dinosaur Planet. No episódio DAS O CAÇADOR ( Das é ao nome dado a um jovem daspletosaurus) 2 maiassauras jovens se separam do mando e começam a brincar até serem perseguidos por Das que os leva direto para uma armadilha preparada por uma família de Daspletosaurus. Tudo isso ocorre em meio a uma erupção vulcânica que devasta tudo o que vê pela frente.

Maiassaura do Documentário Dinosaur Planet


0 comentários :