Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 13 de março de 2008

Nomeados dois novos terópodes africanos

Eocarcharia à esquerda e Kryptops à direita
©
Todd Marshall
Eram velozes, viviam no Níger a 110 milhões de anos atrás e eram grandes predadores. Me refiro a dois novos dinossauros descobertos recentemente, o Eocarcharia dinops, cujo nome significa "Tubarão de olhos ferozes" e o Kryptops palaios. Ficou curioso para saber mais sobre eles? Mate esta curiosidade lendo a postagem inteira.

O Eocarcharia tinha 12 metros de comprimento, era o maior predador da região na época. Caçava arrancando nacos de carne com mordidas das poderosas mandíbulas e possuía um crânio reforçado, onde se encontrava uma parte proeminente acima dos olhos como se fosse uma sobrancelha.
O seu conterrâneo, Kryptops que significa "Velho Rosto Escondido", era menor, chegava a 8 metros da cabeça até a cauda e parece ter um crânio projetado para fuçar carcaças e não caçar ativamente animais vivos. Seu nome foi escolhido porque ele possuía uma espécie de "tromba" no rosto, que na verdade é uma estrutura óssea que percorria a parte de cima do crânio até próximo a boca. Esta estrutura era recoberta provavelmente de alguma camada queratinosa, formando uma superfície dura e talvez muito áspera ou até com pequenos calombos. Seus dentes eram projetados para dilacerar vísceras, ao contrário dos dentes do Eocarcharia que eram mais adaptados para cortar carne e arrancar pedaços de presas vivas.
Steve Brusatte, da Universidade de Bristol - Inglaterra, ficou encarregado de analisar os fósseis, que foram encontrados por Paul Sereno cerca de 8 anos atrás, em uma área do Deserto do Saara chamada de Deserto do Teneré.
Eocarcharia dinops
©
Todd Marshall
O Eocarcharia é um dinossauro carcharodontossaurídeo e o Kryptops é um abelissaurídeo. Esses dinossauros aqui citados, viviam juntos com outro grande predador, o Suchomimus, mas não competiam por comida pois o Eocarcharia comia presas caçadas vivas, o Kryptops se alimentava de carcaças e animais pequenos e o Suchomimus de peixes. Era um ecossistema perfeito, como hoje nas savanas da África, onde os leões mandam, as hienas esperam as carcaças e os crocodilos ficam no rio esperando sua presa.
Kryptops palaios
© Todd Marshall
Fontes

0 comentários :