Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 27 de março de 2008

Guarinisuchus: o novo crocodilo pré-histórico encontrado no Brasil

O novo crocodilomorfo descoberto em Pernambuco por paleontólogos brasileiros foi nomeado de Guarinisuchus munizi, que significa "Crocodilo Guerreiro" e é uma junção de termos das línguas Tupi (Guarini = guerreiro) e do Latim (Suchus = crocodilo). Nesta postagem você encontra tudo o que foi divulgado sobre o bicho, inclusive imagens do animal como deveria ser em vida, material que você confere acessando a postagem.

José Antonio Barbosa, da Universidade Federal de Pernambuco, Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Maria Somália Sales Viana, da Universidade Estadual Vale do Acaraú analisaram o fóssil do animal, encontrado em rochas no município de Paulista (PE), ao norte de Recife e deduziram que vivera a 62 milhões de anos e é um "sobrevivente".
Guarinisuchus caçando um amonite
© Universidade Federal do Rio de Janeiro


Este animal é chamado de sobrevivente porque sua espécie não se extinguiu junto com os dinossauros, no final do período Cretáceo. Sendo um crocodilo com 3 metros de comprimento, o Guarinisuchus era o rei dos mares da costa de onde hoje é Pernambuco. Seu fóssil estava em rochas marinhas obviamente e foi recuperado delas o crânio com a mandíbula, ossos da pata da frente, vértebras e costelas, e outras partes que permitiram definir uma nova espécie.
Crânio fóssil do Guaranisuchus
© DivulgaçãoRéplica do crânio já reconstruído
© Divulgação/Reuters
Segundo os paleontologistas, o Guarinisuchus viveu no período Paleoceno, que é o que vem logo após o Cretáceo e por mais parecido que ele seja com os crocodilos atuais ele não é antepassado de nenhum deles. Ele é parente dos crocodilos pré-históricos da África, como o gigante Sarcosuchus, o que indica que os animais migravam da África para a América do Sul ou que os continentes estavam mesmo ligados.

Fonte

0 comentários :